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Os novos motores a diesel, a gás e o inédito a combustão com uso de hidrogênio


Além dos novos motores das próprias fabricantes, como Mercedes-Benz, Scania e Volvo, outras empresas especialistas e fornecedoras para as montadoras, como Cummins e FPT, apresentaram as suas soluções em motorização e outros itens do trem de força para veículos e estações estacionárias. A MWM não participou da Fenatran 2022. Vale ressaltar, a redução de emissão de poluentes e ruídos para atender a fase Proconve P8, equivalente a Euro 6. As promessas de redução de consumo e maior intervalo de manutenção foram feitas por todos os fabricantes, sem exceção. Confira as principais novidades:

Cummins

A norte-americana Cummins, além dos motores disponíveis para atender a fase P8 do Proconve (uma ampla linha que equipa diversos caminhões da VW), mostrou motores que serão soluções viáveis para um transporte mais sustentável, com uso de HVO (leia neste artigo sobre as alternativas) e a gás. Trata-se do inédito motor a combustão X15H movido com hidrogênio verde. Uma das soluções de energia renovável e limpa para reduzir as emissões de poluentes é a plataforma de motor agnóstico de combustível de baixo carbono. “Trata-se de uma linha de motores à combustão interna que pode operar com combustíveis como diesel, gás natural e hidrogênio, separadamente, por meio de uma arquitetura de motor comum com muita semelhança entre as peças”, explica Adriano Rishi, presidente da Cummins Brasil.

O motor Cummins X15H oferece o potencial de levar energia de hidrogênio de carbono zero para caminhões de longa distância de até 44 toneladas de PBT, com potência máxima de 537 cv (395 kW) e torque de 2.600 Nm.

A Cummins estima que um caminhão pesado, com um sistema de armazenamento de combustível de hidrogênio de alta capacidade e alimentado pelo X15H, ofereça um alcance operacional potencial de mais de 1 mil km. Conforme as previsões da empresa, o motor a combustão interna a hidrogênio deve chegar ao mercado global em 2026.

A Cummins destacou também os eixos elétricos 14Xe e 17Xe. O primeiro é indicado para caminhões com PBT entre 12 t e 24 t, e a potência não foi revelada. Já o 17Xe possui potência de 430 kW (584 cv) e pode tracionar caminhões até 44 toneladas nos padrões norte-americanos, mas no Brasil pode até 74 toneladas de PBTC.  

Outro destaque foi o motor a gás L9 com TWC de 6,7 litros, versão de uma gama que chega até 15 litros, já disponível no Brasil. Esses motores Cummins podem funcionar com gás fóssil GNV ou gás mais limpo e renovável biometano. O conjunto catalisador TWC é um sistema mais compacto, com menos itens como bomba, tanque, injetor de Arla, linhas de Arla e de coolant, já que não requer o uso do agente de ureia.

Outro destaque foi o motor a gás L9 com TWC de 6,7 litros, versão de uma gama que chega até 15 litros, já disponível no Brasil. Esses motores Cummins podem funcionar com gás fóssil GNV ou gás mais limpo e renovável biometano. O conjunto catalisador TWC é um sistema mais compacto, com menos itens como bomba, tanque, injetor de Arla, linhas de Arla e de coolant, já que não requer o uso do agente de ureia




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