Pular para o conteúdo principal

Exportação brasileira com envio de matéria-prima para outros países

 

Após a pandemia e a geopolítica discutida por causa da invasão da Ucrânia pela Rússia, diversos países discutem a reindustrialização. No Brasil mesmo, diversas montadoras pressionam a indústria de autopeças para produzir aqui e, com isso, ficarem menos dependentes da logística internacional sob constante ameaça e aumento de custos. Isso é uma notícia boa, principalmente, para a nova geração. No entanto, é um fator preocupante para quem trabalha no transporte internacional. 

No caso do Brasil, isso pode criar um desiquilíbrio nos portos, pois o nosso País vai continuar exportando commodities, e se trabalhar corretamente e reduzir a burocracia, pode melhorar na exportação de produtos industrializados. 

Até o momento, o Porto de Santos comunica que bateu novos recordes de movimentação de cargas no mês de outubro: o melhor resultado para o mês (14,4 milhões de toneladas) e para o acumulado de ano (138,2 milhões de toneladas, crescimento de 11,7% em relação ao período de janeiro a outubro do ano passado). O desempenho acena com a perspectiva de que o Porto ultrapasse a melhor marca anual da história – 147 milhões de toneladas em 2021 - um mês antes do fim de 2022. 

No entanto, pelos tipos de produtos, é possível saber que somos bons em exportar produtos primitivos. Segundo a comunicação do Porto de Santos, outubro superou em 34,5% o mesmo mês do ano passado em razão sobretudo dos embarques, que avançaram 48,1%, totalizando 10,5 milhões de toneladas. Destaque para as cargas do agronegócio, como o complexo soja, que dobrou a movimentação, com alta de 106,8%, para 1,5 milhão de toneladas; o açúcar (39,3%, para 2,3 milhões de toneladas); e o milho (130,6%, para 2,5 milhões de toneladas). A celulose também registrou forte desempenho, com avanço de 69,4%, para 863,7 mil toneladas. Já os desembarques cresceram 8,1% no mês, alcançando 3,9 milhões de toneladas. 

 

A movimentação de contêineres, que representa mais de 30% do total em toneladas, também registrou novos recordes. Em outubro foram 452 mil TEU (medida padrão equivalente a um contêiner de 20 pés), aumento de 9,5% ante outubro de 2021 (413 mil TEU). No acumulado do ano, 4,2 milhões de TEU, alta de 5,4% na comparação com mesmo período do ano passado (4 milhões de TEU). 

 

O número de atracações no mês subiu 10,4% em relação a outubro do ano passado: 434 ante 393, destacando que houve duas atracações de navios de 347 metros de comprimento, os maiores a visitar o Porto. No acumulado do ano, foram 4.333 atracações (7,3% de aumento em relação a 2021, quando foram 4.039).  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marcopolo forms partnership for intelligent charging of electric buses

  The biggest challenge for the electrification of fleets is not only the initial investment for the purchase of vehicles, but in the infrastructure for supply. To advance in solutions, Marcopolo signed an agreement with Zenobe, a company specialized in electric vehicle fleets and energy storage in batteries, to use its global experience in fleet electrification and intelligent charging software to develop electromobility solutions for public transport. More about: The UK-based company, with operations in Australia, New Zealand, Europe and the United States, will work with Marcopolo to offer its expertise in electric vehicle charging and fleet electrification. This includes testing smart charging solutions to support the launch of Attivi, Marcopolo's new 100% electric bus model in Brazil, Latin America and North America. “Developing complete and advanced solutions for bus electrification is part of our ESG strategy. That is why we have invested in projects and strategic partnership...

Os novos motores a diesel, a gás e o inédito a combustão com uso de hidrogênio

Além dos novos motores das próprias fabricantes, como Mercedes-Benz, Scania e Volvo, outras empresas especialistas e fornecedoras para as montadoras, como Cummins e FPT, apresentaram as suas soluções em motorização e outros itens do trem de força para veículos e estações estacionárias. A MWM não participou da Fenatran 2022. Vale ressaltar, a redução de emissão de poluentes e ruídos para atender a fase Proconve P8, equivalente a Euro 6. As promessas de redução de consumo e maior intervalo de manutenção foram feitas por todos os fabricantes, sem exceção. Confira as principais novidades : Cummins A norte-americana Cummins, além dos motores disponíveis para atender a fase P8 do Proconve (uma ampla linha que equipa diversos caminhões da VW), mostrou motores que serão soluções viáveis para um transporte mais sustentável, com uso de HVO (leia neste artigo sobre as alternativas) e a gás. Trata-se do inédito motor a combustão X15H movido com hidrogênio verde. Uma das soluções de energia renováv...

Stellantis incentiva a educação contínua com prêmio global

  A Fiat sempre teve sensibilidade para investir em educação. Quando foi instalar a fábrica brasileira em Betim (MG), muitos políticos aconselharam a instalação no ABC Paulista, pois na região já havia uma infraestrutura para formação de operários. Por razões diversas, a Fiat bancou a instalação da fábrica em Minas Gerais e resolveu o problema de formação profissional com investimentos no Senai, na PUC/MG e em escolas próprias. O resultado positivo é claro, e agora, temos a Stellantis, atual grupo que reúne diversas marcas, que comprova isso com contínuos investimentos em educação. Veja o exemplo do incentivo com a premiação de mais de 14 mil estudantes durante seus 26 anos de história. Neste ano, 600 filhos de colaboradores da Stellantis foram reconhecidos pelo Prêmio Stellantis de Educação. O marco foi concretizado pela primeira cerimônia on-line no dia 2 de dezembro, conduzida pelo presidente do Conselho de Administração da Stellantis, John Elkann e pelo CEO Carlos Tavares. “O P...