Pular para o conteúdo principal

O que eu aprendi na China e sobre o preconceito...

Eu nunca quis viajar para a China pela quantidade de horas de voo, pois eu achava que meu limite era entre 12 e 14 horas dentro de um avião. No entanto, quando fui convidado para visitar fábricas de caminhões na China, eu aceitei o convite. O tempo entre a porta de casa em São Paulo e o hotel em Xi'an foram mais de 48 horas de viagem.




O sofrimento da minha mente “preconceituosa” foi desconstruído. A Cia Aérea Etihard foi excelente e na conexão em Abu Dhabi não vi muçulmanos matando ocidentais e cristãos. Entrei no avião de Abu Dhabi para Pequim com o mesmo conforto e segurança. No aeroporto de Pequim fui recebido com uma empatia superior a de Guarulhos. Se os profissionais da Polícia Federal de Guarulhos são bons, eu só estou dizendo que em Pequim são simpáticos também. De Pequim, eu fui para Xian.

Antes da viagem, eu fiz o que sempre faço antes de uma viagem: estudar a história e a cultura do lugar do meu destino. Lá, eu conheci uma realidade muito diferente da que estudei, e nem vou entrar nos comentários que escuto de pessoas preconceituosas com chineses. Na realidade, vivendo em uma cidade chinesa por mais de uma semana, eu reconstruí todas as minhas ideias sobre os chineses, o que não foi difícil para mim, pois já esforço muito para eliminar ideias preconceituosas, machistas e, a mais difícil, generalista.

A China ainda tem muitos problemas, mas a análise que faço é sobre a evolução das últimas duas décadas. Observo a evolução e, para isso, é preciso estudar muito história e geopolítica. Esta viagem e mais o interesse pela economia mundial me fez continuar estudando, principalmente, sobre a China, importante parceiro comercial do Brasil, com os créditos e débitos que essas relações envolvem. Escrevi este texto porque não é fácil conviver com pessoas, mesmo com formação acadêmica, que ainda têm preconceito contra chineses. Para mim, preconceito é inadmissível para qualquer nacionalista, e tendo o agravante se a pessoa se declara cristã, principalmente, no Século XXI, com o conhecimento acessível perto de um clique, da eliminação da preguiça de estudar e de um pensamento mais cristão.


O difícil é que escuto comentários generalizados, preconceituosos, e sem conhecimento, contra chineses em 2022. Qualquer nação tem defeitos e qualidades. O que diferencia um verdadeiro cristão de um hipócrita é o que diz e fala do outro. Espero que este texto sirva para que as pessoas parem de jogar pedra, não é Jesus? Por mais que possa parecer que estou defendendo os chineses, como já comentaram em redes sociais, eu estou tentando combater o preconceito, seja contra qualquer nacionalidade.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marcopolo forms partnership for intelligent charging of electric buses

  The biggest challenge for the electrification of fleets is not only the initial investment for the purchase of vehicles, but in the infrastructure for supply. To advance in solutions, Marcopolo signed an agreement with Zenobe, a company specialized in electric vehicle fleets and energy storage in batteries, to use its global experience in fleet electrification and intelligent charging software to develop electromobility solutions for public transport. More about: The UK-based company, with operations in Australia, New Zealand, Europe and the United States, will work with Marcopolo to offer its expertise in electric vehicle charging and fleet electrification. This includes testing smart charging solutions to support the launch of Attivi, Marcopolo's new 100% electric bus model in Brazil, Latin America and North America. “Developing complete and advanced solutions for bus electrification is part of our ESG strategy. That is why we have invested in projects and strategic partnership...

Os novos motores a diesel, a gás e o inédito a combustão com uso de hidrogênio

Além dos novos motores das próprias fabricantes, como Mercedes-Benz, Scania e Volvo, outras empresas especialistas e fornecedoras para as montadoras, como Cummins e FPT, apresentaram as suas soluções em motorização e outros itens do trem de força para veículos e estações estacionárias. A MWM não participou da Fenatran 2022. Vale ressaltar, a redução de emissão de poluentes e ruídos para atender a fase Proconve P8, equivalente a Euro 6. As promessas de redução de consumo e maior intervalo de manutenção foram feitas por todos os fabricantes, sem exceção. Confira as principais novidades : Cummins A norte-americana Cummins, além dos motores disponíveis para atender a fase P8 do Proconve (uma ampla linha que equipa diversos caminhões da VW), mostrou motores que serão soluções viáveis para um transporte mais sustentável, com uso de HVO (leia neste artigo sobre as alternativas) e a gás. Trata-se do inédito motor a combustão X15H movido com hidrogênio verde. Uma das soluções de energia renováv...

Stellantis incentiva a educação contínua com prêmio global

  A Fiat sempre teve sensibilidade para investir em educação. Quando foi instalar a fábrica brasileira em Betim (MG), muitos políticos aconselharam a instalação no ABC Paulista, pois na região já havia uma infraestrutura para formação de operários. Por razões diversas, a Fiat bancou a instalação da fábrica em Minas Gerais e resolveu o problema de formação profissional com investimentos no Senai, na PUC/MG e em escolas próprias. O resultado positivo é claro, e agora, temos a Stellantis, atual grupo que reúne diversas marcas, que comprova isso com contínuos investimentos em educação. Veja o exemplo do incentivo com a premiação de mais de 14 mil estudantes durante seus 26 anos de história. Neste ano, 600 filhos de colaboradores da Stellantis foram reconhecidos pelo Prêmio Stellantis de Educação. O marco foi concretizado pela primeira cerimônia on-line no dia 2 de dezembro, conduzida pelo presidente do Conselho de Administração da Stellantis, John Elkann e pelo CEO Carlos Tavares. “O P...