Em 37 anos de jornalismo (não parece, mas comecei com 15 anos de idade no Jornal de Montes Claros), há 32 anos eu estudo, escrevo, entrevisto especialistas das áreas de mobilidade de diversos países. Há cerca de 20 anos compreendi que o transporte responsável e sustentável somente será alcançado se os donos das cargas se envolverem como responsáveis também. Isso começou a acontecer. A Ambev compreendeu isso há quase 10 anos e a Coca-Cola, mais recentemente. Hoje me chega a notícia da preocupação da Amazon no transporte e de forma global. Leia o comunicado da maior entidade representante das empresas de transporte rodoviário terrestre, a IRU:
A Amazon, empresa global de comércio eletrônico, juntou-se à IRU como seu mais novo membro corporativo.
A Amazon juntou-se à IRU para trabalhar em áreas críticas para sua grande cadeia de parceiros logísticos e para o setor de transporte rodoviário global mais amplo. Os desafios comuns incluem sustentabilidade e descarbonização, segurança rodoviária e inteligência artificial.
O vice-presidente dos Serviços de Transporte da Amazônia da UE, Andreas Marschner , disse: “Estamos muito satisfeitos em ingressar na comunidade IRU como membro e colaborador.
“O sucesso da Amazon e de nossos parceiros depende de ter uma voz confiável e confiável que entenda, defenda e gere consenso sobre tópicos cruciais para nosso trabalho e para o setor de transporte.”
O secretário-geral da IRU, Umberto de Pretto , disse: “Como empresa líder global em comércio eletrônico e logística, a Amazon é um participante importante no setor de transporte rodoviário, supervisionando uma das maiores frotas de caminhões, vans e outros veículos de entrega do mundo.
“Estamos muito felizes em receber a Amazon na família IRU e esperamos trabalhar juntos em uma série de questões importantes, como descarbonização e segurança rodoviária.”
Com foco em seus clientes, a Amazon criou a Amazon Transportation Services e a Amazon Logistics. As duas organizações fazem parceria com milhares de pequenas e médias empresas em todo o mundo, incluindo transporte rodoviário de carga e entregas de última milha.
A Amazon está profundamente comprometida com a sustentabilidade, tecnologia limpa e combate às mudanças climáticas. Em 2019, a empresa co-fundou o Climate Pledge, comprometendo-se a usar 100% de energia renovável até 2025 e a atingir carbono zero líquido até 2040, dez anos antes do Acordo de Paris.
Para atingir esse objetivo, a Amazon desenvolveu o Shipment Zero, um programa para tornar 50% de todas as entregas da Amazon com zero carbono até 2030, por meio de uma combinação de veículos com emissão zero, embalagens sustentáveis, energia renovável e eficiência intermodal aprimorada.
A Amazon se junta a outras empresas multinacionais dos EUA, Europa e China que se tornaram membros da IRU no ano passado.
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